quinta-feira, 29 de setembro de 2011

COMUNICADO

A Equipe de Trabalho da Biblioteca Pública Municipal e o Museu Municipal Erico Mário Raabe (Loreti, Lucas e Roseline), comunicam que estarão auxiliando pessoas interessadas em estudar para as provas do ENEM.
Os mesmos deverão entrar em contato pelo e-mail bibliotecaemuseu@gmail.com ou no local até segunda-feira, dia 03 de outubro de 2011.
As vagas são limitadas!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Museu Municipal tem muito orgulho de contar um pouco dos 24 anos de Pantano Grande


O dia de hoje (20 de setembro) é muito especial para a cidade de Pantano Grande, visto que se comemora 24 anos que nossa cidade se emancipou politicamente.
Nós do Museu Municipal Erico Mário Raabe temos muito orgulho de podermos contar um pouco da recente história de nossa querida cidade.
Convidamos a todos para visitar esse importante espaço cultural. Contamos com fotos, documentos, peças entre tantas outras coisas.
Visite-nos!
Parabéns Pantano Grande!


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Museu faz o resgate da história de Pantano Grande


            Um pouco da recente história do município de Pantano Grande se preserva e o público pode conhecer no Museu Municipal Erico Mário Raabe. O acervo se encontra na Rua Machado de Assis, as margens da RSC – 471. Além de objetos que contemplam os 24 anos de emancipação política e territorial da cidade, o local dispõe de diversas peças que resgatam o passado da região.
            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comandada pela Professora Rosane Raabe, idealizou e coordena o Museu. O acervo aumenta a cada dia com o recebimento de novas peças. Um dos colaboradores é o Historiador Popular Olívio Soares, que há anos divide seu tempo entre o trabalho como Barbeiro e o resgate de fatos, histórias e materiais que versam sobre a origem do município. Seu Olívio, como é conhecido, lançou a pouco tempo um livro com pequenas historias e fotos dos principais moradores e os primeiros estabelecimentos que surgiram na cidade.

Erico Mário Raabe
Patrono do Museu Municipal de Pantano Grande

            No mesmo espaço destinado para o Museu, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura instalou a Biblioteca Pública Municipal, que recebeu expressivo acréscimo no seu acervo. Atualmente no local há em torno de oito mil títulos, bem como espaço amplo dedicado à leitura.
            Entre as peças em destaque no Museu estão uma antiga bomba de gasolina, do primeiro posto de abastecimento da cidade, troncos petrificados quem, segundos estudos, possuem milhares de anos, uma carreta com peças do início do século passado e arados que serviam para cultivar as primeiras propriedades do município, e por último a família Raabe, do patrono do Museu, doou a mesa que ele usava.
            O Museu Municipal abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Doações de documentos, fotos ou materiais para enriquecer o acervo podem ser feitas no local ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Dúvidas entrar em contato através do e-mail bibliotecaemuseu@gmail.com e no blog www.biblioemuseupg.blogspot.com

Rosane, Loreti, Lucas e Iza


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Biblioteca e Museu com Internet sem fio (wireless)

            A Secretaria de Educação de Pantano Grande adquiriu um roteador para acesso gratuito à internet sem fio na Biblioteca Pública Municipal e o Museu Municipal Erico Mário Raabe.
            A Biblioteca e o Museu receberam agora tecnologia de ponta e disponibiliza aos seus usuários o sistema wireless – Internet sem fio. Trata-se de modelo tecnológico que permite a conexão de diferentes pontos sem o uso de cabos.
A partir de agora, estudantes, alunos, servidores e comunidade em geral poderão acessar a internet gratuitamente em seus notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos que possuam essa função.
De acordo com a Equipe de Trabalho da Biblioteca e Museu, é mais uma revolução que está acontecendo na Educação de Pantano Grande. Visto que a Biblioteca nem se quer possuía computador, muito menos internet e agora além de possuir internet conta com wireless. Segundo eles, a implantação do sistema wireless é de grande importância, visto que o número de pesquisas vem aumentando e agora além dos usuários poderem usar os dois computadores que estão disponíveis, também poderão usar os seus próprios. Os mesmos agradecem de forma veemente a Secretária de Educação, Rosane Raabe, que de forma imediata atendeu a solicitação e entendeu a importância de se ter internet sem fio.